Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Trump escolhe novo embaixador dos EUA em Cabo Verde

Um novo embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde foi sugerido na segunda-feira pelo Presidente, Donald Trump, devendo o nome de John Jefferson Daigle passar por uma votação no Senado.

Trump escolhe novo embaixador dos EUA em Cabo Verde
Notícias ao Minuto

00:19 - 20/03/19 por Lusa

Mundo Cargo

A Embaixada dos EUA em Cabo Verde está sem embaixador desde setembro de 2018, mas um comunicado de imprensa divulgado na segunda-feira pela Casa Branca avançou que Donald Trump "anunciou a sua intenção de nomear" John Jefferson Daigle para uma "posição-chave" na sua administração.

O antigo embaixador norte-americano em Cabo Verde, Donald L. Heflin, deixou o cargo em setembro de 2018, depois de um mandato de três anos e oito meses.

John Jefferson Daigle pode vir a ser "embaixador extraordinário e plenipotenciário dos Estados Unidos da América na República de Cabo Verde" se o nome for aprovado pelo Senado norte-americano.

Atualmente funcionário do Governo na Comissão de Consultoria de Diplomacia Pública, Daigle tem conhecimentos das línguas portuguesa, francesa e 'khmer' (idioma oficial do Camboja), segundo a Casa Branca.

A nomeação para embaixador significa uma promoção na carreira de Daigle, que atualmente é membro da classe de conselheiro de ministro nos Serviços Estrangeiros Seniores dos EUA.

Com uma carreira diplomática e de funcionário do Estado sólida, John Jefferson Daigle trabalhou também no gabinete do secretário-adjunto dos EUA para a Diplomacia e Assuntos Públicos e fez parte de missões diplomáticas dos EUA no Camboja e no Iraque, tendo recebido o Prémio de Serviço Expedicionário pelo seu serviço no Iraque.

O currículo de John Jefferson Daigle também inclui a função de coordenador adjunto do Gabinete de Programas de Informação Internacional, um ramo do Governo norte-americano, com cerca de 700 escritórios em mais de 150 países, onde os cidadãos estrangeiros se podem informar sobre os EUA.

Daigle é licenciado pela Universidade estadual de Louisiana.

O comunicado de imprensa da Casa Branca inclui ainda nomes propostos para as embaixadas dos EUA no México (Christopher Landau), Eslováquia (Bridget A. Brink) e Turquemenistão (Matthew S. Klimow).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório