Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Milhares manifestam-se em França para exigir mais poder de compra

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em toda a França para exigir mais poder de compra e defender os serviços públicos, num protesto convocado pelas confederações sindicais francesas CGT e FO.

Milhares manifestam-se em França para exigir mais poder de compra
Notícias ao Minuto

14:22 - 19/03/19 por Lusa

Mundo Protestos

Aumento do salário mínimo e dos salários em geral, reavaliação das pensões e justiça fiscal são algumas das palavras de ordem neste dia de ação marcado por greves nas escolas, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Esta mobilização, à qual se juntaram dois sindicatos ligados aos estudantes, visa "ampliar o movimento social", numa altura em que decorrem, desde há quatro meses, manifestações do movimento contestatário "coletes amarelos" que eclipsaram os sindicatos.

A CGT e a FO também não participaram no grande debate nacional lançado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, em resposta à crise.

"Nós não queremos ser espetadores, nem subscritores de decisões que possam ser tomadas em questões sociais no final do grande debate", explicou Yves Veyrier da central sindical Força de Trabalho (FO).

Também a CGT quer "colocar o debate onde deveria estar", incluindo "ações na empresa e na rua".

"Tornámo-nos um país de baixos salários", lamentou Philippe Martinez, secretário-geral da CGT.

De acordo com a AFP, na capital francesa, os manifestantes começaram a marcha ao início da tarde e em Lyon milhares de pessoas reuniram-se para protestar.

Em Marselha, 5.000 pessoas - incluindo 200 "coletes amarelos" - juntaram-se no Porto Antigo, segundo as autoridades.

No último protesto do género, em 05 de fevereiro, o Ministério do Interior contabilizou 137.200 manifestantes e a CGT quase 300.000. Esse dia também ficou marcado pela presença de "coletes amarelos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório