Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

A devastação provocada à passagem do ciclone Idai no continente africano

Moçambique, Zimbabué e Malawi são os países mais afetados. Há registo de pelo menos 222 mortos. Em Moçambique, o ciclone fez 84 vítimas mortais até ao momento mas o presidente do país admite que número pode superar os mil.

Notícias ao Minuto

13:35 - 19/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Desastre

O ciclone Idai deixou um rasto de destruição na sua passagem por Moçambique, Zimbabué e Malawi. O cenário é tal que o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, frisou esta segunda-feira que “o país vive um verdadeiro desastre humanitário de grandes proporções”.

Os balanços ainda são provisórios mas já indiciam o pior. O Idai terá provocado a morte a pelo menos 222 pessoas, revelaram os governos destes três países esta segunda-feira. Em Moçambique, os números oficiais referem que 84 pessoas perderam a vida. Mas nos próximos dias esse número pode subir drasticamente.

“Tudo indica que poderemos registar mais de mil óbitos", salientou o presidente moçambicano, quando se dirigiu ao país. Muitas são as pessoas que ficaram isoladas ou que tiveram de subir a árvores depois dos rios terem transbordado.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou que Portugal está disponível para ajudar o “Povo irmão”.

Mais de 1,5 milhões de pessoas foram afetadas pelo ciclone Idai em Moçambique, no Zimbabué e no Malawi.

Veja as imagens na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório