Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Ele é um terrorista. Criminoso. Mas quando eu falar, ele não terá nome"

A primeira-ministra da Nova Zelândia prometeu hoje nunca mencionar o nome do alegado responsável pelo ataque às mesquitas, de forma a negar-lhe visibilidade ou uma plataforma para difundir ideias racistas.

"Ele é um terrorista. Criminoso. Mas quando eu falar, ele não terá nome"
Notícias ao Minuto

05:58 - 19/03/19 por Lusa

Mundo Jacinda Ardern

"Ele obviamente tinha uma série de razões para cometer este atroz ataque terrorista. Elevar o seu perfil foi uma delas. E isso é algo que podemos negar-lhe", afirmou Jacinda Ardern.

A primeira-ministra falava no Parlamento, numa sessão extraordinária, que abriu com a expressão árabe "Salam aleikum" ("A paz esteja convosco").

Brenton Tarrant, um australiano nacionalista branco, de 28 anos, e que está em prisão preventiva, é o suposto responsável pelos ataques às mesquitas Al-Noor e de Linwood, na sexta-feira, que fizeram pelo menos 50 mortos e quase meia centena de feridos.

"Ele é um terrorista. Ele é um criminoso. Ele é um extremista. Mas quando eu falar, ele não terá nome", sublinhou.

Questionada se o julgamento deverá decorrer à porta fechada, Ardern afirmou que essa decisão não era sua.

"Uma coisa eu posso garantir: não me vão ouvir pronunciar o nome dele", disse, acrescentando que o alegado responsável pelo ataque vai enfrentar a lei "com todo o seu rigor".

O gabinete da primeira-ministra já confirmou ter recebido, num e-mail de Tarrant, uma cópia do manifesto em que expunha a sua ideologia extremista e justificava a sua ação, menos de dez minutos antes de iniciar o ataque à primeira mesquita.

Tarrant transmitiu em direto, durante 17 minutos, os disparos.

O ex-preparador físico, que obteve uma licença de porte de arma em novembro de 2017, tinha cinco armas, incluindo duas semiautomáticas de estilo militar, que terá usado nos ataques.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório