Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Ameaçou com processo por causa de foto mas não era ele na imagem

A foto em causa ilustrava um artigo de uma revista de tecnologia que versava sobre como os hipsters são todos iguais.

Ameaçou com processo por causa de foto mas não era ele na imagem
Notícias ao Minuto

18:42 - 18/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Insólito

Um homem ameaçou processar uma revista do MIT (Massachusetts Institute of Technology) por ter, supostamente, usado uma imagem sua para ilustrar um artigo. Acontece que a fotografia, afinal, não era sua.

O artigo em causa era um estudo sobre os hipsters, uma subcultura fruto da classe média urbana que encontra grande expressão na forma de vestir de alguns jovens. “O efeito hipster: Por que os anti-conformistas acabam por parecer todos iguais”, titulava.

A imagem utilizada é do banco de imagens Getty e mostra o arquétipo de um estilo hipster: um jovem de aspeto descontraído com camisa de flanela abotoada, como pode ver no tweet abaixo. A peça gerou, porém, uma resposta furiosa.

“A vossa falta de ética jornalística básica, tanto na forma como ‘noticiaram’ este disparate sem fundamento como no uso desnecessário e difamatório da minha fotografia, sem permissão, pede uma resposta e eu vou, obviamente, responder judicialmente”, terá escrito o jovem, segundo indica a CBC.

Acontece que, depois de uma pesquisa por parte da revista junto do banco de imagens, concluiu-se que o modelo daquela fotografia não era o queixoso.

O editor da revista, Gideon Lichfield, acabou por tornar o caso público no seu perfil de Twitter, explicando que chamar alguém de hipster não é difamação. “Tudo isto só prova o artigo que publicámos: os hipsters são tão parecidos que nem se distinguem entre eles”, terminou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório