Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Colégios católicos espanhóis criam protocolo para casos de abusos

A organização Escolas Católicas, que integra 2.000 estabelecimentos de ensino em Espanha, desenvolveu um protocolo para agir em casos de suspeita de abuso de crianças em escolas ou instituições religiosas.

Colégios católicos espanhóis criam protocolo para casos de abusos
Notícias ao Minuto

17:52 - 18/03/19 por Lusa

Mundo Organização

O objetivo do protocolo é proteger os estudantes mais jovens de situações de abuso ou maus-tratos.

O vice-secretário-geral das Escolas Católicas, Luis Centeno, disse à agência EFE que este manual de atuação foi enviado aos diretores de todas as escolas dependentes desta organização e que a iniciativa surge na sequência da cimeira convocada pelo papa para abordar a questão do abuso infantil dentro da Igreja Católica.

"Depois da reunião (em fevereiro) e enquanto esperamos que a Conferência Episcopal Espanhola divulgue um documento mais abrangente, sentimo-nos na obrigação de ter um protocolo que resuma os passos que aconselhamos aos nossos diretores desde 2016", explicou.

O documento insta os que tenham observado indícios ou tenham recebido uma denuncia a comunicar "o mais cedo possível" aos seus superiores.

É ainda recomendada uma investigação interna para analisar as acusações feitas, o alcance e as consequências, respeitando a vontade das eventuais vítimas e o direito da presunção de inocência.

Se houver indícios de abuso de um menor, o caso deve ser reportado diretamente à justiça e, se não for possível, à Polícia Nacional e à Guarda Civil.

No caso de ser religioso ou sacerdote, a hierarquia eclesiástica também será informada de acordo com as normas canónicas.

"Os casos de abuso sexual de menores não devem ser silenciados, nem encobertos ou subestimados em nenhum caso", é referido no manual no qual é também recomendada a criação de um grupo de crise que em caso de abuso deve ser reforçado.

As escolas católicas são responsáveis por 15% do total do sistema educacional espanhol e 58% da educação privada recebendo 1,2 milhões de alunos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório