Meteorologia

  • 24 ABRIL 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

França: Chefe da polícia demitido, protestos banidos em zonas críticas

Os protestos dos Coletes Amarelos, que duram há quatro meses, em França, causaram danos significativos este sábado nos Campos Elísios. Comandante da polícia de Paris foi demitido.

França: Chefe da polícia demitido, protestos banidos em zonas críticas
Notícias ao Minuto

16:15 - 18/03/19 por Anabela Sousa Dantas 

Mundo Coletes Amarelos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, anunciou esta segunda-feira que serão banidos os protestos dos Coletes Amarelos nas zonas mais críticas de França, caso sejam identificados elementos radicais.

A decisão foi anunciada após uma reunião do presidente francês, Emmanuel Macron, com as principais autoridades de segurança, marcada depois da polícia não ter conseguido conter os distúrbios ocorridos durante os protestos do movimento Coletes Amarelos no fim de semana.

Foi ainda anunciado que o comandante da polícia de Paris, Michel Delpuech, foi demitido. Será substituído pelo comandante da polícia de Nouvelle-Aquitaine, Didier Lallement.

Recorde-se que um dos agentes de segurança que se reuniu com Macron e o secretário de Estado do Interior, Laurent Nuñez, reconheceu que a resposta da polícia francesa aos distúrbios de sábado foi "um fracasso". Laurent Nuñez, porém, disse que a polícia estava preparada para um aumento da violência, mas os manifestantes foram excecionalmente radicalizados.

No sábado passado, naquele que foi o 18.º fim de semana consecutivo de manifestações, foram registadas mais de uma centena de detenções em Paris, por causa de violentos distúrbios. Várias lojas foram pilhadas e incendiadas no centro da cidade e os manifestantes confrontaram a polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo e canhões de água.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório