Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Manifestantes invadem televisão pública sérvia, polícia retira-os à força

Agentes antimotim sérvios retiraram hoje, com recurso à força, centenas de manifestantes que invadiram a televisão pública RTS, em Belgrado, durante uma manifestação contra o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic.

Manifestantes invadem televisão pública sérvia, polícia retira-os à força
Notícias ao Minuto

23:25 - 16/03/19 por Lusa

Mundo Sérvia

A ação policial foi desencadeada pelas 20:30, hora e meia depois de o edifício ter sido invadido por um grupo de manifestantes, liderado por Bosko Obradovic, presidente do partido de ultradireita Dveri.

"Não permitiremos que Aleksandar Vucic minta ao povo. Grande mentiroso, chegou o teu fim! A partir desta noite, a RTS será livre", anunciou Bosko Obradovic, em declarações transmitidas pelo canal regional N1.

A polícia cercou o edifício, que se mantém rodeado por centenas de manifestantes que gritam contra o governo e as forças de segurança, numa ação de protesto que se vem repetindo todos os sábados, desde 08 de dezembro.

O ministro do Interior sérvio, Nebojsa Stefanovic, acusou os manifestantes de agirem violentamente contra jornalistas da RTS e garantiu que todos os culpados serão julgados.

Segundo a comunicação social local, dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se hoje, de novo, em Belgrado, contra o "autoritarismo" do Presidente sérvio.

Os protestos começaram para denunciar alegados ataques contra críticos do governo e exigir esclarecimentos sobre essas supostas agressões, mas tornaram-se em manifestações pela independência das instituições e por mais liberdade de imprensa e uma televisão pública menos "parcial".

O Presidente sérvio rejeita as acusações, mas estes são os protestos mais relevantes desde que chegou ao poder, em 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório