Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sobe para 50 o número de mortos de ataque a mesquitas na Nova Zelândia

O número aumentou após ter sido encontrado outro corpo numa das mesquitas. Há ainda duas pessoas em estado considerado crítico.

Sobe para 50 o número de mortos de ataque a mesquitas na Nova Zelândia
Notícias ao Minuto

21:00 - 16/03/19 por Sara Gouveia

Mundo Christchurch

O número de mortos resultante do ataque a duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, aumentou para 50. A informação foi confirmada pelas autoridades neozelandesas.

Segundo o comissário da Polícia o, Mike Bush, o número foi revisto depois de ter sido encontrado outro corpo numa das mesquitas.

"É com tristeza que digo que o número de pessoas que morreu neste incidente subiu para 50. Depois de ontem à noite conseguimos retirar todas as vítimas de ambos os locais. Ao fazê-lo localizámos mais uma vítima", disse Mike Bush citado pela Euronews.

Há ainda duas pessoas em estado considerado crítico. Estão entre as cinquenta que ficaram feridas no tiroteio, um número que também aumentou.

Recorde-se que, ao início da tarde de sexta-feira, um homem de nacionalidade australiana, identificado como Brenton Tarrant, de 28 anos, entrou nas mesquitas Al Noor e Linwood e atirou sobre centenas de pessoas que estavam a orar, matando pelo menos 50 pessoas e ferindo outras 50. Um ataque que o suspeito garantiu, num manifesto de 74 páginas intitulado ‘A grande mudança: Rumo a uma nova sociedade’, ter motivações xenófobas.

A primeira-ministra, Jacinda Ardern, classificou o ataque como "um  ato de violência sem precedentes" e como sendo um dos "dias mais negros da Nova Zelândia".

[Notícia atualizada às 21h20]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório