Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Número de mortes causadas pelo ciclone Idai em Moçambique sobe para 48

O número de mortes causadas pela passagem do ciclone Idai no centro de Moçambique subiu para 48, de acordo com números atualizados hoje pelas autoridades moçambicanas.

Número de mortes causadas pelo ciclone Idai em Moçambique sobe para 48
Notícias ao Minuto

18:55 - 16/03/19 por Lusa

Mundo Autoridades

As mortes resultam sobretudo do desabamento de casas e outras infraestruturas e afogamentos, de acordo com a informação divulgada pela televisão estatal, citando fonte do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

A cidade da Beira, uma das maiores do país, com meio milhão de habitantes, foi a mais afetada pelo ciclone e no seu hospital central já foram tratados mais de 400 feridos desde a noite de quinta-feira, segundo fonte daquela unidade.

A capital provincial está parcialmente destruída, continua sem eletricidade da rede pública e as comunicações são limitadas, acontecendo o mesmo noutras partes da província, o que está a dificultar as operações de socorro.

O levantamento do número de vítimas está por concluir, dado que há locais de difícil acesso devido à subida do nível dos rios.

Um deles, o rio Haluma, transbordou e cortou a estrada nacional 6, espinha dorsal do centro de Moçambique e principal via de acesso à Beira, deixando-a isolada, uma vez que o aeroporto da cidade está inoperacional, devido aos estragos, desde quinta-feira.

A tempestade de quinta e sexta-feira foi a segunda grande intempérie da época ciclónica que ameaça o país no princípio de cada ano, sendo que pelo menos 15 pessoas já tinham morrido entre 06 e 13 de março.

As Nações Unidas estimam que haja agora 600.000 pessoas afetadas no centro e norte de Moçambique, seja por terem ficado sem casa, alimentos e outros bens, ou por perderem o acesso a campos para cultivar e a serviços básicos.

Mais de um terço da população afetadas são crianças, calcula o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Os maiores problemas para a assistência humanitária de diversas entidades que está no terreno incluem a dificuldade no restabelecimento das comunicações e o acesso às áreas afetadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório