Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Confrontos entre manifestantes e polícia na capital da Albânia

Manifestantes envolveram-se hoje em confrontos com a polícia na Albânia quando tentavam entrar no parlamento durante um protesto contra o governo, que acusam de corrupção e ligações ao crime organizado.

Confrontos entre manifestantes e polícia na capital da Albânia
Notícias ao Minuto

15:54 - 16/03/19 por Lusa

Mundo Tirana

Os contestatários tentaram romper as fileiras policiais junto ao edifício do parlamento, enquanto atiravam bombas de fumo e pedras aos agentes. A polícia dispersou-os com gás lacrimogéneo e canhões de água.

Milhares de manifestantes, convocados pela oposição, tinham-se concentrado numa das principais avenidas da capital albanesa, Tirana, em frente ao gabinete do primeiro-ministro socialista, Edi Rama, para pedir a sua demissão.

Conduzidos pelo líder do Partido Democrático (PDSh, direita, o maior da oposição), Lulzim Basha, os manifestantes dirigiram-se depois ao edifício do parlamento.

A oposição, cujos deputados renunciaram aos seus lugares, recusa-se a dialogar com Rama e tem-se manifestado no último mês, pedindo um governo de transição para preparar eleições antecipadas.

"Não temos alternativa a não ser protestar até voltarmos a ter democracia e o Estado de direito", declarou Basha à agência norte-americana Associated Press antes do início da manifestação.

Os Estados Unidos e a União Europeia advertiram a oposição albanesa contra a utilização ou a incitação à violência, apelando ao diálogo.

A Albânia espera conseguir em junho a aprovação da UE para o início das negociações de adesão ao bloco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório