Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Justiça suspende operações em mina da Vale por risco de desmoronamento

A Justiça brasileira ordenou esta sexta-feira a suspensão das operações numa mina da empresa Vale devido ao risco de desmoronamento de uma barragem que faz parte do complexo localizado no estado de Minas Gerais.

Justiça suspende operações em mina da Vale por risco de desmoronamento
Notícias ao Minuto

06:19 - 16/03/19 por Lusa

Mundo Brasil

A barragem situa-se no mesmo estado onde em janeiro a rutura de outra represa, também da empresa de exploração mineira Vale, causou 203 mortos e 105 desaparecidos.

A juíza Ana Paula Lobo determinou na sua sentença divulgada esta sexta-feira que a Vale fica proibida de construir, alterar ou usar a barragem, bem como de operar nas restantes estruturas da mina de Timbopeba, próximo da cidade de Ouro Preto.

A magistrada tomou a decisão após um pedido do Ministério Público de Minas Gerais que deu seguimento a um alerta da empresa alemã Tuv Süd feito à Vale sobre a necessidade de tomar medidas imediatas nesse complexo para evitar um risco social e ambiental.

A tragédia em Brumadinho, município mineiro no sudeste do Brasil, ocorreu em 25 de janeiro, quando uma das barragens para limpeza de resíduos minerais sofreu uma rutura e causou um deslizamento de terras que enterrou as instalações da própria empresa e centenas de propriedades rurais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório