Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Trump utilizou veto para financiar muro na fronteira com o México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou hoje o veto presidencial para bloquear uma resolução aprovada pelo Congresso, de modo a libertar fundos para a construção de um muro na fronteira com o México.

Trump utilizou veto para financiar muro na fronteira com o México
Notícias ao Minuto

20:49 - 15/03/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"O Congresso tem a liberdade de aprovar a resolução e eu tenho o dever de a vetar", afirmou Donald Trump.

Esta é a primeira vez desde que assumiu o cargo de Presidente dos Estados Unidos da América, há mais de dois anos, que o republicano Donald Trump utilizou este procedimento.

"As pessoas não gostam da palavra invasão, mas é disso que se trata", acrescentou, referindo-se à imigração ilegal.

Vários senadores Republicanos votaram ao lado dos Democratas para aprovar uma resolução, que já tinha sido aprovada pela Câmara de Representantes, que anulou na quinta-feira a emergência nacional declarada pelo Presidente, em 15 de fevereiro.

Donald Trump tinha declarado estado de emergência, alegando razões de segurança, para conseguir canalizar fundos orçamentais para a construção de um muro ao longo da fronteira com o México, uma das suas bandeiras da campanha eleitoral, em 2016.

Por 51 votos a favor contra 49 contra (onde os Republicanos dominam por 53 contra 47), a resolução foi aprovada.

Com o veto presidencial, a declaração de emergência nacional regressa à Câmara de Representantes, onde será preciso uma maioria qualificada de dois terços para rejeitar de novo a proposta de Donald Trump.

Entre os senadores Republicanos que votaram ao lado dos Democratas surgem nomes relevantes do partido, como Mitt Romney, do Utah, que foi candidato presidencial em 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório