Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Angola conta com mais 100 mil desempregados desde 2014

Angola registou mais 100 mil desempregados desde 2014 que não contam com qualquer proteção social do Estado, indicou hoje, em Luanda, a União Nacional de Trabalhadores Angolanos - Confederação Sindical (UNTA-CS).

Angola conta com mais 100 mil desempregados desde 2014
Notícias ao Minuto

18:14 - 15/03/19 por Lusa

Mundo UNTA-CS

Segundo o secretário-geral da UNTA-CS, Manuel Viage, que falava na abertura da V Reunião do Conselho Confederal, destinada a analisar as ações desenvolvidas pela central sindical angolana no ano passado, 2018 foi o perído em que houve o registo do maior número de despedimentos, abrangendo os setores do comércio, transportes rodoviários, comunicação, construção civil, indústria transformadora e de bebidas, agricultura e pescas.

Segundo dados oficiais de 2016, a taxa de desemprego situa-se nos 20%, sendo na faixa etária entre os 15 e os 19 anos os mais afetados pelo desemprego, com 46%.

O sindicalista disse que a organização, de âmbito nacional, tem defendido junto do Governo a criação de políticas de proteção social aos cidadãos despedidos não por razões disciplinares, a par de incentivar o empreendedorismo.

O responsável realçou que o desemprego causa graves problemas sociais, fomenta a instabilidade social, enfraquece as instituições públicas e limita o pleno exercício das liberdades e direitos políticos dos cidadãos.

Angola enfrenta desde finais de 2014 uma crise económica e financeira, devido a baixa do preço do petróleo, principal fonte de receitas da economia do país, no mercado internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório