Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sistema elétrico reparado mas ainda com falhas em alguns estados

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deu hoje como "100% recuperado" o abastecimento de energia elétrica no país, enquanto utentes e imprensa local dão conta de que pelo menos cinco Estados venezuelanos estão ainda às escuras.

Sistema elétrico reparado mas ainda com falhas em alguns estados
Notícias ao Minuto

18:06 - 15/03/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"Recuperámos 100% do serviço elétrico e progressivamente temos restabelecido os transportes públicos e o abastecimento de água potável" escreveu Nicolás Maduro na sua conta do Twitter.

O presidente da Venezuela frisou ainda que "agora, a prioridade é sarar as feridas que deixou o ataque criminoso contra Pátria".

Também o ministro venezuelano de Energia Elétrica, Luís Motta Domínguez, publicou quatro vídeos explicando que está já a funcionar a barragem de El Guri (onde ocorreu a falha a 07 de março que provocou o apagão).

"Neste vídeo, camaradas, mostro-lhes a Casa de Máquinas Nº 1, com os seus 10 geradores a funcionar e em completa normalidade", explica a mensagem anexada a um dos vídeos".

Num outro vídeo o ministro "mostra a casa de máquinas Nº 2 do Guri, com os seus 10 geradores" e explica que "é mais moderna que a casa Nº 1" e também que, "como é possível observar, não há destruição, nem explosão".

Apesar dos anúncios oficiais, a imprensa venezuelana dá conta de que persistem as falhas elétricas em pelo menos cinco Estados da Venezuela - Zúlia, Mérida, Táchira, Apure (todos a oeste do país) e Monágas (sudeste do país) -, alguns dos quais estão parcialmente às escuras.

Segundo a imprensa local, na noite de quinta-feira ocorreram "explosões" em transformadores e subestações elétricas que deixaram às escuras a cidade de Maracaibo (capital do Estado de Zúlia), afetando outros Estados, entre eles Mérida e Táchira.

Através do Twitter a própria empresa estatal Corporação Elétrica Nacional da Venezuela (Corpoelec) publicou hoje várias mensagens dando conta da situação.

Por outro lado, há energia elétrica em grande parte de Caracas, com exceção de alguns bairros do sul e sudeste da capital, entre eles Baruta.

Nos locais onde a energia elétrica está a chegar com continuidade há oscilações de voltagem na energia elétrica.

Várias pessoas queixaram-se de que a baixa voltagem (menos de 100 Volts) impede o funcionamento dos ares condicionados e das bombas de água que abastecem os edifícios de apartamentos.

Caracas registava hoje 28º C de temperatura e uma humidade de 55%. No entanto, a temperatura deverá subir a partir de domingo, prevendo-se que os termómetros registem uma temperatura máxima de 31º C, uma mínima de 18º e 64% de humidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório