Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Polícia antecipou-se aos ladrões e substituiu obra-prima por falsificação

As autoridades italianas tinham recebido informações de que a pintura de Pieter Brueghel, o Novo, poderia ser roubada, substituíram-na no mês passado e instalaram câmaras para apanharem os ladrões em flagrante delito.

Polícia antecipou-se aos ladrões e substituiu obra-prima por falsificação
Notícias ao Minuto

17:56 - 15/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Itália

Uma obra-prima da autoria do pintor flamengo Pieter Brueghel, o Novo, foi alegadamente roubada esta quarta-feira da igreja de Santa Maria Maddalena em Castelnuovo Magra, em Itália. Os ladrões partiram o expositor onde estava o quadro e fugiram com a pintura num carro.

Alegadamente roubada porque na realidade os ladrões não levaram a obra original mas sim uma falsificação, revela a BBC.

Horas depois do assalto, a polícia italiana anunciou que tinha recebido informações sobre o possível golpe e decidiu substituir a ‘Crucificação’ por uma cópia. Mais, colocaram câmaras em redor do expositor para filmarem os ladrões em flagrante delito.

As imagens das câmaras estão agora a ser analisadas e podem ser determinantes para a detenção dos responsáveis pelo roubo da falsificação.

O autarca local, Daniele Montebello, também desempenhou um papel nesta operação da polícia. Pouco depois do roubo, afirmou em declarações à Ansa que a pintura “era uma obra de valor inestimável, um grande golpe para a nossa comunidade”. Mas mais tarde revelou que também estava envolvido na operação montada pelas autoridades e que “não podia ter revelado nada”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório