Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Chefe da diplomacia argelina encontra-se na terça com homólogo russo

O vice-primeiro-ministro e chefe da diplomacia argelina, Ramtane Lamamra, desloca-se na terça-feira a Moscovo para um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, anunciou hoje a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

Chefe da diplomacia argelina encontra-se na terça com homólogo russo
Notícias ao Minuto

15:29 - 15/03/19 por Lusa

Mundo Maria Zakharova

"A 19 de março, decorrerão em Moscovo discussões entre Serguei Lavrov e o vice-primeiro-ministro, ministro dos Negócios Estrangeiros argelino", disse Zakharova na conferência de imprensa semanal.

Durante o encontro, a Rússia espera ter informações "de fonte direta" sobre a situação na Argélia, onde o regime do presidente Abdelaziz Bouteflika enfrenta um movimento de contestação, adiantou.

Face a protestos inéditos em 20 anos de poder, Bouteflika renunciou na segunda-feira a candidatar-se a um quinto mandato e adiou as presidenciais de 18 de abril, prolongando 'sine die' o seu atual mandato.

O presidente demitiu ainda o impopular primeiro-ministro Ahmed Ouyahia e substituiu-o por Noureddine Bedoui, até agora ministro do Interior, que contará com o apoio de Ramtane Lamamra, diplomata experiente e ministro dos Negócios Estrangeiros.

A Rússia, grande aliada da Argélia, à qual fornece nomeadamente armas, declarou na quarta-feira esperar que Argel consiga resolver a crise através de um "diálogo nacional" que assegure a "estabilidade".

"Partimos do princípio de que se trata de um assunto interno de um Estado independente e que deve ser resolvido no seio deste Estado independente, pelos argelinos", disse hoje Zakharova.

Milhares de pessoas estão hoje a manifestar-se na capital argelina, pela quarta sexta-feira consecutiva, para pedir o afastamento do presidente Abdelaziz Bouteflika.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório