Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Cruz Vermelha cria site sobre desaparecidos após ataque na Nova Zelândia

Alguns dos nomes no site surgem já a verde, após os próprios terem dado conta que estavam vivos. A amarelo estão os nomes de quem ainda não deu notícias.

Cruz Vermelha cria site sobre desaparecidos após ataque na Nova Zelândia
Notícias ao Minuto

14:06 - 15/03/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Christchurch

A Nova Zelândia foi  palco de um ataque terrorista que visou a comunidade islâmica local.

Pelo menos 49 pessoas morreram na sequência do ataque concertado a duas mesquitas em Christchurch. Há ainda dezenas de feridos bem como muitos familiares e amigos à espera de notícias sobre entes queridos.

A Cruz Vermelha local lançou uma plataforma online onde é possível ver os nomes de quem está desaparecido na sequência do ataque. Neste caso 'desaparecido', entenda-se, pode referir-se a vítimas mortais ou a pessoas hospitalizadas, cujo paradeiro ainda é desconhecido dos familiares.

A plataforma em causa coloca os nomes, idades e origem das vítimas.

Ao percorrer as duas páginas com dezenas de nomes veem-se muitos naturais de Christchurch, mas também uma comunidade diversa, com pessoas originárias dos mais diferentes locais, do Kuwait à Palestina, da Síria à Índia, passando pelo Paquistão , Egito, entre outros países. 

As idades dos que estão dados como desaparecidos após o ataque vão de menores adolescentes até idosos. 

A página inclui um motor de busca onde as pessoas podem pesquisar pelo nome de familiares. Os nomes surgem depois a amarelo, quando a pessoa ainda é dada como desaparecida, ou a verde, sinal de que a pessoa em causa está viva e já deu conta do seu paradeiro.

O site pode ser consultado clicando aqui.

Há quatro detidos - três homens e uma mulher - mas até ao momento só um dos homens está acusado de homicídio. Trata-se de um cidadão australiano, que terá tido motivações racistas e xenófobas para levar a cabo o ataque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório