Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Restos mortais de ditador Franco vão ser exumados a 10 de junho

Restos mortais de Francisco Franco serão posteriormente depositados noutro local, fora de Madrid.

Restos mortais de ditador Franco vão ser exumados a 10 de junho
Notícias ao Minuto

13:11 - 15/03/19 por Pedro Filipe Pina com Lusa

Mundo Espanha

Os restos mortais do ditador que governou Espanha durante décadas vão mesmo ser exumados.

No próximo dia 10 de junho, os restos mortais vão ser retirados do Vale dos Caídos, para depois serem depositados noutro local, já fora de Madrid, mais concretamente no cemitério de Mingorrubio.

A decisão de que a Reuters dá conta foi confirmada esta sexta-feira pelo executivo espanhol, através da vice-primeira-ministra Carmen Calvo.

Carmen Calvo explicou ainda que não haverá comunicação nem imagens ou convocação pública sobre a transferência do corpo para o local onde já está sepultada a sua mulher.

A escolha de 10 de junho, adiantou ainda, foi feita "para estar à margem" dos processos eleitorais em curso em Espanha: eleições legislativas em 28 de abril e europeias, regionais e municipais em 26 de maio.

Recorde-se que, para o executivo socialista, o corpo do ditador não pode ir para qualquer local onde possa ser "enaltecido ou homenageado", algo que se verificava com a extrema-direita em Vale dos Caídos.

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado, até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

A família do ditador tinha apresentado no início desta semana um recurso junto do Tribunal Supremo, tribunal que em dezembro já rejeitara um pedido da família para suspender a decisão. Desta vez, e após meses de debate em terras de 'nuestros hermanos', os restos mortais do ditador Franco serão mesmo exumados. 

[Notícia atualizada às 13h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório