Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Três das vítimas do ataque a mesquitas na Nova Zelândia são do Bangladesh

As nacionalidades foram confirmadas pelo cônsul honorário do país na Nova Zelândia.

Três das vítimas do ataque a mesquitas na Nova Zelândia são do Bangladesh
Notícias ao Minuto

12:44 - 15/03/19 por Sara Gouveia

Mundo Christchurch

O cônsul honorário do Bangladesh em Auckland, na Nova Zelândia, confirmou que três das 49 vítimas mortais do ataque a duas mesquitas em Christchurch eram de nacionalidade bangladeshiana, bem como outras quatro pessoas que ficaram feridas.

Shafiqur Rahman Bhuiyan referiu que "para já" há três pessoas originárias do Bangladesh entre os mortos resultantes do tiroteio e que dois dos quatro feridos bangladeshianos estão em estado crítico.

Uma das pessoas teve de amputar uma perna e outra tem ferimentos de bala no peito.

A seleção do Bangladesh encontrava-se na Nova Zelândia para uma partida contra a equipa local quando o tiroteio começou e acabaram por escapar por pouco ao ataque.

Recorde-se que duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, foram alvo de um ataque que matou, pelo menos, 49 pessoas e fez mais de 40 feridos graves.

Três pessoas foram detidas relacionadas com o ataque, um dos homens já foi acusado de homicídio e, de acordo com o comissário da polícia, Mike Bush, trata-se de um homem na casa dos 20 anos que vai ser presente a tribunal este sábado de manhã.

Um dos suspeitos transmitiu em direto para as redes sociais o momento em que entrou numa das mesquitas e começou a disparar indiscriminadamente. Esse homem foi identificado como  Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos, que também publicou online um manifesto anti-imigrantes de 87 páginas no qual justificava os ataques.

A polícia desativou ainda vários engenhos explosivos que se encontravam numa viatura junto a uma das mesquitas.

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, já classificou o ataque como "um  ato de violência sem precedentes" e esta sexta-feira como sendo um dos "dias mais negros da Nova Zelândia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório