Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Protesto semanal em Gaza contra Israel adiado pela primeira vez em um ano

A comissão que organiza a contestação palestiniana semanal na Faixa de Gaza anunciou hoje o adiamento do protesto desta sexta-feira junto à fronteira israelita pela primeira vez desde o início das manifestações há quase um ano.

Protesto semanal em Gaza contra Israel adiado pela primeira vez em um ano
Notícias ao Minuto

11:41 - 15/03/19 por Lusa

Mundo Comissões

"A comissão decidiu no interesse do público adiar as ações previstas para hoje", indicou num comunicado, precisando que as manifestações serão retomadas nas próximas semanas até ao primeiro aniversário do movimento, a 30 de março.

O exército israelita atacou hoje às primeiras horas dezenas de posições do movimento radical palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza, em resposta a disparos de granadas de morteiro provenientes do enclave palestiniano contra Telavive.

Responsáveis militares israelitas disseram, entretanto, que uma investigação preliminar indica que os dois 'rockets' que atingiram a área de Telavive terão sido disparados por engano.

Ao diário israelita Haaretz, os oficiais disseram que os 'rockets' foram disparados durante trabalhos de manutenção e o exército israelita não quis comentar.

O aparente erro aconteceu numa altura em que os dirigentes do Hamas negoceiam com mediadores egípcios um acordo com Israel, pelo que o movimento islâmico não tinha interesse no aumento da violência com Israel.

Há cinco anos que não eram disparados 'rockets' contra Telavive a partir de Gaza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório