Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

O momento da detenção de um dos responsáveis pelo ataque na Nova Zelândia

O ataque a duas mesquitas resultou em mais de 40 mortos e dezenas de feridos.

Notícias ao Minuto

10:53 - 15/03/19 por Sara Gouveia

Mundo Christchurch

Nas imagens captadas por um condutor, pode ver-se o momento em que um dos responsáveis pelo ataque às duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, foi detido.

É possível reparar num carro branco parado na beira da estrada, rodeado por polícia, e dois agentes de arma em punho a ordenarem ao suspeito que saia do carro.

O vídeo foi publicado no Facebook. Um dos agentes aproxima-se do carro, com a porta do passageiro aberta e a arrastar a pessoa para fora, enquanto o colega continua a apontar a arma.

O indivíduo, vestido com roupa escura, é então puxado para fora do carro. Tudo ocorreu enquanto vários carros passavam dos dois lados da estrada.

Recorde-se que esta sexta-feira, duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, foram alvo de um ataque que fez mais de 40 feridos, dezenas deles graves.

Quatro pessoas foram detidas relacionadas com o ataque - três homens e uma mulher. Um dos homens já foi acusado de homicídio e, de acordo com o comissário da polícia, Mike Bush, trata-se de um homem na casa dos 20 anos que vai ser presente a tribunal este sábado de manhã.

No entanto, não se consegue confirmar para já qual dos suspeitos é que aparece a ser detido no vídeo.

Um dos suspeitos transmitiu em direto para as redes sociais o momento em que entrou numa das mesquitas e começou a disparar indiscriminadamente. Esse homem foi identificado como Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos, que também publicou online um manifesto anti-imigrantes de 87 páginas no qual justificava os ataques. A polícia desativou ainda vários engenhos explosivos que se encontravam numa viatura junto a uma das mesquitas.

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, já classificou o ataque como "um  ato de violência sem precedentes" e esta sexta-feira como sendo um dos "dias mais negros da Nova Zelândia".

Pode ver as imagens acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório