Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Pais não o vacinaram. Corte pô-lo 47 dias na UCI, 700 mil de despesa

Regulador de saúde norte-americano divulga um caso real como um exemplo do que pode acontecer quando não se vacina uma criança.

Pais não o vacinaram. Corte pô-lo 47 dias na UCI, 700 mil de despesa
Notícias ao Minuto

23:31 - 14/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um menino natural do Oregon esteve quase dois meses na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que resultou num custo de 812 mil dólares (718 mil euros), porque os pais não o quiseram vacinar contra o tétano.

A história foi apresentada como um exemplo numa publicação feita pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla original), o regulador de saúde norte-americano.

A criança sobreviveu mas Carl Eriksson, que assinou o caso de estudo em coautoria, explicou que é um exemplo paradigmático das consequências de não vacinar.

O caso ocorreu em 2017 quando o rapaz, na altura com seis anos de idade e sem ter recebido qualquer vacina, se cortou na testa enquanto estava a brincar na quinta dos pais, conforme explicou à Time Eriksson, que é professor-adjunto de casos traumáticos na área da pediatria na Universidade de Ciências e Saúde de Oregon.

Uma semana depois do corte, o menino começou a evidenciar sintomas consistentes com tétano: maxilares cerrados, arqueamento das costas e do pescoço e hipertonia dos músculos, acompanhada de rigidez e de exagero de reflexos. Deu entrada nas urgências quando começaram as dificuldades em respirar, altura em que lhe foi diagnosticado tétano.

Os sintomas foram piorando até ser necessário ser entubado para poder respirar. Os sintomas eram tão severos que teve que ser tratado numa sala escurecida, com tampões nos ouvidos para minimizar os estímulos sensoriais, que lhe causavam dor e ansiedade e pioravam os espasmos.

O menino de seis anos esteve na UCI durante 47 dias, sendo que em 44 esteve ligado ao ventilador. Depois esteve 10 dias numa unidade de cuidado intermédio, onde começou a dar os primeiros passos, sendo depois transferido para um centro de reabilitação, onde esteve 17 dias.

Sem contar com os transportes de helicóptero, o centro de reabilitação e cuidados posteriores, os custos da estadia na UCI ascenderam a 812 mil dólares, um valor superior em 72 vezes à média do custo de uma hospitalização pediátrica nos Estados Unidos.

O tétano, causado por uma toxina bacteriana, é raro nos Estados Unidos, pois existe uma vacina, mas pode ser fatal. Entre 2009 e 2015, de acordo com o CDC, foram registados 197 casos de tétano no país, com um total de 16 mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório