Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Arrecadados donativos de 8,3 mil milhões para apoiar povo sírio até 2021

A União Europeia (UE) e a Organização das Nações Unidas (ONU) arrecadaram hoje donativos de 8,3 mil milhões de euros, vindos em grande parte de Bruxelas, para apoiar o povo sírio na região e refugiado nos países vizinhos.

Arrecadados donativos de 8,3 mil milhões para apoiar povo sírio até 2021
Notícias ao Minuto

22:24 - 14/03/19 por Lusa

Mundo Síria

Esta é o resultado da terceira conferência sobre o apoio ao futuro da Síria e da região, organizada pela UE e pela ONU entre terça-feira e hoje em Bruxelas, juntando representantes de 57 países e de mais de 20 organizações internacionais.

No dia em que se assinala oito anos desde o início da guerra civil na Síria, foi assim anunciada uma ajuda internacional de 8,3 mil milhões de euros, dos quais 6,2 mil milhões de euros serão alocados ainda em 2019 e o restante diz respeito a compromissos plurianuais para os próximos anos, anunciou Bruxelas em comunicado.

Cerca de dois terços da verba final provêm da UE, que contribui com 6,79 mil milhões de euros: 2,57 mil milhões através do orçamento da União gerido pela Comissão Europeia e os restantes 4,22 mil milhões provenientes dos Estados-membros.

Já os Estados Unidos contribuem com cerca de 351 milhões de euros para apoio aos refugiados.

Intervindo na conferência, a Alta Representante da UE para a Política Externa, Federica Mogherini, vincou a necessidade de "apoiar um processo político liderado pela ONU" na Síria, argumentando que só isso permitirá "a conquista da paz".

Ao mesmo tempo, apelou à mobilização de "apoio financeiro internacional para os sírios em ajuda humanitária tanto dentro do país como nos países vizinhos".

Estima-se que perto de 11,7 milhões de sírios precisem de ajuda humanitária na região e que outros 5,6 milhões se tenham refugiado em países vizinhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório