Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Oito condenados a prisão perpétua pelo atentado de Gaziantep

Um tribunal turco condenou hoje oito pessoas a diversas penas de prisão perpétua pelo seu envolvimento num sangrento atentado cometido em 2016 no sudeste da Turquia e atribuído ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), referiram os 'media' governamentais.

Oito condenados a prisão perpétua pelo atentado de Gaziantep
Notícias ao Minuto

19:51 - 14/03/19 por Lusa

Mundo Turquia

O atentado suicida provocou 57 mortos, incluindo pelo menos 34 crianças, durante um casamento em Gaziantep (sudeste), perto da fronteira síria, em 20 de agosto de 2016.

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan acusou o EI de responsabilidade pelo ataque.

Esta ação inseriu-se numa longa série de atentados relacionados com o conflito na Síria, e que implicaram o envolvimento militar de Ancara do outro lado da fronteira.

Hoje, oito acusados foram condenados pelo tribunal instalado em Kayseri, na Anatólia, "por motivos de segurança", a diversas penas consecutivas de prisão perpétua, referiu a agência oficial Anadolu.

Foram acusados de violação da Constituição e de mortes. Um dos suspeitos também foi condenado pela morte de três polícias em outubro de 2016 durante uma ação conduzida no âmbito do inquérito sobre o atentado de 20 de agosto, acrescentou a agência.

Entre 2015 e 2016 a Turquia foi alvo de uma série de mortíferos atentados atribuído ao EI ou ao PKK, a guerrilha curda, designadamente em Ancara e Istambul, onde foi visado o aeroporto Atatürk.

O atentado de Gaziantep foi o mais mortífero de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório