Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Trump "surpreendido" com novo revés no Brexit. May "não me deu ouvidos"

Donald Trump, favorável ao Brexit, diz ainda que não concorda com um segundo referendo.

Trump "surpreendido" com novo revés no Brexit. May "não me deu ouvidos"

Depois de Theresa May ter visto esta semana duas votações chumbadas no parlamento britânico, tanto o acordo de saída por ela negociado com a União Europeia como uma saída sem acordo, o chamado 'hard Brexit', Donald Trump afirma que a primeira-ministra britânica não seguiu os seus conselhos.

O presidente norte-americano diz, citado pela AP, que o processo se tornou em “algo muito complexo”, que “está a destruir um país”.

“Na verdade está a destruir muitos países e é uma pena que tenha que ser assim mas acho que não nos vamos meter”, acrescentou, falando a partir da Sala Oval, na Casa Branca, depois de um encontro com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.

“Estou surpreendido pelo mal que correu, a nível de negociações, mas eu dei à primeira-ministra as minhas ideias de como negociar, ela não me deu ouvidos e não há problema, mas podia ter sido negociado de forma diferente”, indicou.

No entender do líder norte-americano, que é apoiante do Brexit, a hipótese de um segundo referendo não deve ser considerada por ser “injusto”. “Não acho que outra votação seja possível porque ia ser muito injusto para as pessoas que venceram”, indicou, acrescentando que “não há razão para acontecer”.

Dessa forma, advoga pelo adiamento da saída, uma vez que agora “estão no meio de um curto período de tempo”.

May vai submeter hoje, quinta-feira, na Câmara dos Comuns, uma votação a uma moção propondo realizar até 20 de março uma nova votação do Acordo de Saída que negociou com Bruxelas. Este acordo, sublinhe-se, já foi chumbado duas vezes.

Se for adotado desta vez, May pedirá aos dirigentes europeus uma extensão do Artigo 50, ou seja, um pequeno adiamento do Brexit, inicialmente marcado para 29 de março, até 30 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório