Numa carta enviada aos líderes dos 13 partidos do PPE, Viktor Orbán pede desculpa por se ter referido naqueles termos aos membros do grupo conservador que pediram a expulsão do seu partido, Fidesz, do grupo dos Populares Europeus pelas suas políticas e mensagens nacionalistas e críticas à União Europeia.
"Quero respeitosamente pedir que, se possível, reconsidere a sua proposta de expulsão", indicou o primeiro-ministro húngaro.
De acordo com a carta, Viktor Orbán garante que a expressão "idiotas úteis" faz parte de uma citação de Lenine, com a qual se referiu a uma certa atitude política e não a políticos específicos pedindo desculpa àqueles que tomaram isso como uma ofensa pessoal.
O líder do Partido Popular Europeu, Manfred Weber, reuniu-se na terça-feira, em Budapeste, com o primeiro-ministro Viktor Orbán para discutir a permanência do Fidesz no grupo parlamentar europeu.
Treze partidos que fazem parte do PPE, entre os quais os portugueses PSD e CDS-PP, pediram a expulsão do Fidesz após a campanha pública do partido húngaro que acusa o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, de ter um plano "conspirativo" para obrigar os Estados membros a acolher emigrantes e refugiados.
Na semana passada, Manfred Weber exigiu a Orbán um pedido de desculpas a Jean-Claude Juncker e a retirada dos cartazes contra o presidente da Comissão Europeia e afixados na Hungria.
Weber exige também a reabertura em Budapeste da faculdade fundada pelo magnata George Soros.
O Governo húngaro já anunciou a retirada dos cartazes, mas ainda não se pronunciou sobre as restantes exigências do líder do PPE que chegou a admitir a expulsão do Fidesz do grupo político.
Os partidos que integram o PPE reúnem-se em Bruxelas no próximo dia 20 para decidirem a permanência ou não do Fidez.