Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Duterte chamou "p****" a mulheres em evento pela igualdade de género

O presidente das Filipinas já tem um grande historial de afirmações misóginas.

Duterte chamou "p****" a mulheres em evento pela igualdade de género
Notícias ao Minuto

23:46 - 13/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Filipinas

Rodrigo Duterte costuma ser notícia pelas suas declarações controversas e ofensivas, tendo muitas vezes como alvo as mulheres. Num discurso durante um evento pela igualdade de género, que celebrava as mulheres das forças de segurança, o presidente optou antes pelo insulto às homenageadas. O presidente das Filipinas chamou-as de “p****”, segundo o The Guardian.

Perante uma audiência quase exclusivamente composta por mulheres, Duterte não se ficou por aqui. Disse que são “malucas” e queixou-se de que “estão a privá-lo da sua liberdade de expressão”. “Vocês criticam cada frase ou palavra que digo”, atirou o líder das Filipinas.

E quando tentou demonstrar o seu afeto e admiração pelas mulheres, o tiro saiu pela culatra. “Amo as mulheres. É por isso que tenho duas. Isso significa que gosto de mulheres”. A frase foi recebida com poucas gargalhadas, acima de tudo imperou o silêncio.

Ainda na semana passada, Duterte fez comentários controversos. Alertou as mulheres para se afastarem de padres porque um dia poderão ser “encurraladas” numa igreja caso estes sintam o “cheiro dos vossos corpos”.

Várias são as declarações misóginas que Duterte já fez anteriormente. Chegou a dizer que “se houver muitas mulheres bonitas, haverá muitas violações” e até admitiu publicamente ter abusado sexualmente de uma mulher quando era adolescente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório