Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Israel critica citação de Anne Frank em tweet do governo catalão

A embaixada de Israel considera que comparar o Holocausto a uma causa política é "uma desgraça".

Israel critica citação de Anne Frank em tweet do governo catalão
Notícias ao Minuto

22:35 - 13/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

Um tweet da Generalitat catalã com uma citação de Anne Frank está a gerar polémica e já foi criticado pela embaixada israelita em Espanha. A representante diplomática do governo israelita em Madrid acusa o governo da Catalunha de usar o Holocausto para “promover uma causa política”, de acordo com o The Guardian.

Em causa está um tweet publicado pela porta-voz da Generalitat, Elsa Artadi, esta terça-feira.

“‘Não somos autorizados a ter a nossa opinião. As pessoas podem dizer-te para ficares calado, mas isso não impede que tenhas a tua própria opinião. Ninguém deve ser proibido de dizer o que pensa’. Uma frase muito apropriada de Anne Frank, que morreu em Bergen-Belsen (um campo de concentração nazi) faz hoje 69 anos”, pode ler-se. Muito embora Anne Frank tenha morrido há 74 anos, em fevereiro ou março de 1945.

O recurso a esta citação de Anne Frank está relacionado com a decisão da comissão eleitoral espanhola de ordenar que a Generalitat pró-independência catalã retire os laços amarelos e a bandeira da Catalunha de edifícios governamentais. A comissão alega que são símbolos separatistas e que não devem ser utilizados pelas autoridades regionais quando se aproximam as eleições legislativas em Espanha (abril) e as eleições europeias (maio).

Assaf Moran, um dos responsáveis da embaixada de Israel em Espanha, não gostou da utilização de uma frase de Anne Frank para contestar a decisão da comissão eleitoral. “Nada, mas nada pode ser comparado ao Holocausto para promover uma causa política. Esta comparação é uma desgraça!”, sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório