Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

IRA "alega responsabilidade" por explosivos de Londres e Glasgow

Foram encontrados quatro explosivos em Londres e em Glasgow.

IRA "alega responsabilidade" por explosivos de Londres e Glasgow
Notícias ao Minuto

10:50 - 12/03/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

O IRA terá alegadamente reclamado responsabilidade pelos vários explosivos encontrados a semana passada em Londres e em Glasgow. Segundo as autoridades, citadas pelo jornal Metro, a organização paramilitar terá enviado uma nota a um meio de comunicação da Irlanda do Norte através de uma palavra de código.

Revelam ainda que a reivindicação falava em cinco dispositivos explosivos enviados, no entanto apenas quatro foram recuperados.

"As investigações a estes dispositivos continuam e estão a ser feitos inquéritos relevantes na sequência da alegação feita", referiu um porta-voz da Polícia Metropolitana, acrescentando ainda que "tendo em conta que os pacotes recebidos a semana passada tinham semelhanças com dispositivos enviados no passado e ligados a grupos dissidentes associados ao terrorismo da Irlanda do Norte, os agentes já estavam a seguir essa linha de inquérito".

Recorde-se que a semana passada, a 5 de março, foram encontrados três pacotes com explosivos em três locais diferentes da cidade de Londres - no aeroporto de Heathrow e de London City e na estação de Waterloo. Bem como na Universidade de Glasgow, que foi mandada evacuar no dia seguinte.

Os explosivos estavam em envelopes brancos de tamanho A4 com saquetas almofadadas no interior e tinham um coração circular onde se lia "love from Ireland" ("com amor da Irlanda").

Recomendados para si

;
Campo obrigatório