Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Palestiniano morre em Gaza devido a disparos israelitas

Um jovem palestiniano morreu hoje dos ferimentos causados por disparos efetuados pelo Exército israelita a 01 de março durante protestos na fronteira entre Gaza e Israel, o segundo nas últimas 24 horas, informaram fontes médicas palestinianas.

Palestiniano morre em Gaza devido a disparos israelitas
Notícias ao Minuto

08:24 - 12/03/19 por Lusa

Mundo Violência

O porta-voz do Ministério da Saúde em Gaza, Ashraf al Qedra, identificou o falecido como Musa Mohamed Musa, de 23 anos, natural de Deir el Ballah.

O mesmo porta-voz adiantou que esta é a segunda vítima a não resistir aos ferimentos nas últimas 24 horas, numa referência à morte na manhã de segunda-feira de Basam Safi, de 22 anos.

Mais de 260 palestinianos morreram desde que há quase um ano começou a mobilização denominada de a "Grande Marcha do Retorno", a 30 de março de 2018, de acordo com fontes médicas na Faixa de Gaza.

A mobilização tem originado confrontos na fronteira entre os dois territórios, com muitos manifestantes a atacarem os postos israelitas com bombas e balões incendiários e pneus a arder.

Segundo as mesmas fontes, cerca de 29 mil outras pessoas tiveram de ser assistidas, 40% delas com ferimentos de bala na sequência dos protestos que Israel considera ser uma provocação instigada pelo movimento radical palestiniano Hamas, que controla Gaza desde 2007, bem como uma ameaça à população israelita que vive nos territórios junto à fronteira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório