Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Espanhóis descobrem pintura rupestre com mais de 12.500 anos

Um grupo de investigadores da Universidade de Barcelona (UB) anunciou hoje a descoberta de uma pintura rupestre com mais de 12.500 anos, representando figuras humanas e aves, uma temática considerada rara neste tipo de arte do paleolítico.

Espanhóis descobrem pintura rupestre com mais de 12.500 anos
Notícias ao Minuto

20:36 - 11/03/19 por Lusa

Mundo Europa

Na Europa, outras pinturas rupestres com figuras humanas e aves representadas foram localizadas apenas na gruta de Lascaux, em França, e em Gönnersdorf, na Alemanha.

A pedra calcária, com cerca de 30 centímetros de comprimento, foi encontrada no campo arqueológico de Hort de la Boquera, em Margalef de Montsant, na Catalunha, e apresenta duas figuras humanas e duas aves, o que, segundo a investigadora da UB, Inés Domingo, junta a caça e a maternidade, uma temática única, que indica que as aves tinham um valor simbólico nas sociedades paleolíticas europeias.

A investigação, publicada na página da Internet da revista 'L'Anthropologie', foi realizada por um grupo de investigadores membros do Centro de Estudos e Investigações Pré-históricos da UB, que destacaram o "excelente estado de conservação" da peça.

Ainda não foi encontrado um significado que explique as ilustrações, sendo que, de acordo o investigador da UB, Joseph Maria Fullolla, não é possível "saber o que significam a menos que tenhamos algum contacto com a sociedade de então".

"Quando entramos numa igreja, reconhecemos que uma criança com asas é um anjo porque é uma imagem enraizada na nossa cultura. Uma pessoa que venha do outro lado do mundo poderá não o saber.", explicou.

A peça foi descoberta em 2011, tendo sido divulgada apenas depois de trabalhos de escavação para identificar a época em que se enquadrava.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório