Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento Europeu realiza debate de urgência sobre situação na Venezuela

O Parlamento Europeu vai realizar, na terça-feira, um debate de urgência sobre a situação na Venezuela, país que enfrenta uma grave crise humanitária e política, e que tem sido assunto das reuniões desta instituição europeia.

Parlamento Europeu realiza debate de urgência sobre situação na Venezuela
Notícias ao Minuto

18:46 - 11/03/19 por Lusa

Mundo Estrasburgo

Este debate de urgência não fazia parte da agenda inicial da sessão plenária do Parlamento Europeu, que decorre em Estrasburgo, França, até quinta-feira, mas passou a constar mediante a decisão tomada pelos eurodeputados no início da ocasião.

A discussão realiza-se na terça-feira à tarde e terá como resultado uma resolução que será votada na quinta-feira em plenário.

No final de janeiro, o Parlamento Europeu reconheceu Juan Guaidó como o "presidente interino legítimo" da Venezuela e exortou a União Europeia (UE) e os seus Estados-membros a assumirem uma posição semelhante, enquanto não for possível convocar eleições presidenciais.

Numa resolução aprovada por 439 votos a favor, 104 contra e 88 abstenções, a assembleia europeia solicitou também à chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, e aos Estados-Membros que "adotem uma posição firme e comum e reconheçam Juan Guaidó como único presidente interino legítimo do país até que seja possível convocar novas eleições presidenciais livres, transparentes e credíveis tendo em vista restabelecer a democracia".

Na ocasião, os eurodeputados vincaram o seu pleno apoio à Assembleia Nacional, "que é o único órgão democrático legítimo da Venezuela e cujos poderes devem ser restabelecidos e respeitados, o que inclui as prerrogativas e a segurança dos seus membros".

Hoje, o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, frisou em Estrasburgo que a situação no país "é responsabilidade do regime".

"Nicolás Maduro, com a sua incompetência, agrava a crise humanitária e está a destruir as vidas do povo venezuelano", acrescentou.

O debate surge, assim, em plena crise política na Venezuela, que se agravou desde o passado dia 23 de janeiro, quando Juan Guaidó se autoproclamou presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um Governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, no poder desde 2013, denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

Cerca de 50 países, incluindo a maioria dos países da UE, entre os quais Portugal, já reconheceram Guaidó como presidente interino encarregado de organizar eleições livres e transparentes.

Na Venezuela residem cerca de 300 mil portugueses ou lusodescendentes.

Os mais recentes dados das Nações Unidas estimam que o número atual de refugiados e migrantes da Venezuela em todo o mundo situa-se nos 3,4 milhões.

Só no ano passado, em média, cerca de 5.000 pessoas terão deixado diariamente a Venezuela para procurar proteção ou melhores condições de vida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório