Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Israel aprova centenas de edifícios em colonatos em Jerusalém

As autoridades israelitas assinaram hoje em Jerusalém um acordo urbanístico "sem precedentes" para "inovar, renovar e desenvolver" a cidade, que inclui centenas de construções em colonatos na zona oriental da designada Cidade Santa, ocupada desde 1967.

Israel aprova centenas de edifícios em colonatos em Jerusalém
Notícias ao Minuto

17:29 - 11/03/19 por Lusa

Mundo Médio Oriente

O acordo integra 23.000 habitações, três milhões de metros quadrados para comércio e um investimento de 1.500 milhões de shekels (quase 370 milhões de euros) para reparação de infraestruturas, informou o município num comunicado.

Algumas das obras estendem-se pelos colonatos de Pisgat Zeev e Neve Yaakov, na parte leste da cidade e ilegais face ao direito internacional.

"Uma grande parte está dentro da Linha Verde (Israel). Outra mais além", no que a comunidade internacional considera território ocupado, disse à agência noticiosa espanhola EFE a diretora da organização não-governamental israelita Ir Amim, Bety Herschman, que considerou como o mais grave "a discriminação nos planos de construção".

Segundo Herschman, "faltam planos de construção para os palestinianos no leste", enquanto na zona oeste os israelitas desfrutam de condições também a nível urbanístico e de desenvolvimento.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, congratulou-se com a assinatura do acordo, considerando que "Jerusalém não é um colonato. Jerusalém é a capital eterna de Israel e foi-o durante 3.000 anos", numa nota divulgada pelo seu gabinete de imprensa.

De acordo com a resolução 2334 da ONU, aprovada em 2016, "o estabelecimento de colonatos por parte de Israel no território palestiniano ocupado desde 1967, incluindo Jerusalém Oriental (posteriormente anexada), não tem validade legal e constitui uma flagrante violação do direito internacional e um obstáculo importante para a solução dos dois Estados e de uma paz geral, justa e duradoura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório