Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

EUA não aceitam "desnuclearização progressiva" de Pyongyang

Os Estados Unidos não aceitam uma desnuclearização progressiva da Coreia do Norte, disse hoje um diplomata norte-americano, confirmando que Washington pretende um desarmamento total e rápido em troca da suspensão de sanções.

EUA não aceitam "desnuclearização progressiva" de Pyongyang
Notícias ao Minuto

16:30 - 11/03/19 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

O emissário especial dos EUA na Coreia do Norte, Stephen Biegun, disse que o seu governo pretende a "desnuclearização definitiva e totalmente comprovada" da península coreana, até ao fim do mandato do presidente Donald Trump, em janeiro de 2021.

A segunda cimeira entre os EUA e a Coreia do Norte, em final de fevereiro no Vietname, terminou abruptamente, depois de os líderes dos dois países terem falhado um acordo à volta dos planos de desnuclearização.

Na versão de Donald Trump, os norte-coreanos queriam o levantamento integral das sanções decretadas pelas Nações Unidas, em troca do desmantelamento de apenas parte das bases nucleares.

Na versão do governo coreano, apenas foi exigido o levantamento parcial das sanções, comprometendo-se o governo coreano a um plano progressivo de desmantelamento das bases nucleares.

O governo dos EUA esclarece agora que não aceita um plano progressivo de desnuclearização e exige a comprovação do total desmantelamento das bases nucleares da Coreia do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório