Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Guaidó entregou pedido para decretar estado de emergência nacional

Autoproclamado presidente da Venezuela entregou na Assembleia Nacional o pedido para que seja decretado o estado de emergência.

Guaidó entregou pedido para decretar estado de emergência nacional
Notícias ao Minuto

15:41 - 11/03/19 por Sara Gouveia

Mundo Venezuela

Juan Guaidó, o autoproclamado presidente interino da Venezuela, comunicou através da sua conta de Twitter oficial, a entrega do pedido de declaração de estado de emergência nacional no país.

Como justificação para a solicitação refere o apagão que o país sofre há vários dias. O também presidente da Assembleia Nacional diz estar a atuar em conformidade com o artigo 338 da Constituição Venezuelana.

"Cumprindo com as minhas competências constitucionais como Presidente, enviei à Assembleia Nacional a solicitação para que se decrete o estado de emergência em todo o território nacional devido à tragédia que se vive no país por causa do apagão nacional continuado", escreveu.

O estado de emergência tem uma duração de 30 dias e no documento é pedido que: As Forças Armadas se mobilizem para proteger as instalações e equipa da CORPOELEC, a empresa de energia nacional, pede que se evitem os bloqueios, dá instruções aos funcionários do setor público para que colabore com o privado, ordena à administração pública que estabeleça horários para que se adaptem à situação, propõe a poupança de combustível e a suspensão imediata do fornecimento de petróleo a Cuba.

Recorde-se que houve partes do território venezuelano que ficaram sem eletricidade durante o fim e semana depois de 70% do território ter sofrido um corte de luz generalizado a semana passada, depois de uma falha na central hidroelétrica de Guri, a maior do país.

[Notícia atualizada às 15h55]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório