Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Líder do PPE reúne-se amanhã com Viktor Orbán em Budapeste

O líder do Partido Popular Europeu (PPE), Manfred Weber, reúne-se terça-feira, em Budapeste, com o primeiro-ministro Viktor Orbán para discutir a permanência do Fidesz no grupo parlamentar europeu.

Líder do PPE reúne-se amanhã com Viktor Orbán em Budapeste
Notícias ao Minuto

13:32 - 11/03/19 por Lusa

Mundo Hungria

A realização do encontro consta de um comunicado do Fidez, partido no poder na Hungria, em que se adianta que a reunião vai decorrer à porta fechada.

Mais tarde, o alemão Manfred Weber e o chefe do governo húngaro, Viktor Orbán, devem prestar declarações durante uma conferência de imprensa conjunta.

Treze partidos que fazem parte do PPE, entre os quais os portugueses PSD e CDS-PP, pediram a expulsão do Fidesz após a campanha pública do partido húngaro que acusa o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, de ter um plano "conspirativo" para obrigar os Estados membros a acolher emigrantes e refugiados.

Na semana passada, Manfred Weber exigiu a Orbán um pedido de desculpas a Jean-Claude Juncker e a retirada dos cartazes contra o presidente da Comissão Europeia e afixados na Hungria.

Weber exige também a reabertura em Budapeste da faculdade fundada pelo magnata George Soros.

O governo húngaro já anunciou a retirada dos cartazes, mas ainda não se pronunciou sobre as restantes exigências do líder do PPE que chegou a admitir a expulsão do Fidesz do grupo político.

Independentemente do resultado da reunião de terça-feira na capital húngara, os partidos que integram o PPE reúnem-se em Bruxelas no próximo dia 20 para decidirem a permanência ou não do Fidez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório