Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Seul vigia atentamente atividade em base de mísseis da Coreia do Norte

O Exército da Coreia do Sul anunciou hoje que vigia atentamente a atividade nas instalações de lançamento de mísseis da Coreia do Norte porque suspeita da preparação de um lançamento balístico.

Seul vigia atentamente atividade em base de mísseis da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

08:40 - 11/03/19 por Lusa

Mundo Coreias

"Em cooperação com os Estados Unidos estamos a vigiar e a seguir todos os movimentos [do Exército norte-coreano], incluindo os possíveis preparativos para o lançamento de mísseis", disse hoje o porta-voz do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, Kim Joon-rak, durante uma conferência de imprensa em Seul.

"Não podemos comentar detalhes em concreto", acrescentou Kim Joon-rak quando confrontado com as notícias da agência Yonhap sobre eventuais movimentações detetadas na estação de lançamento de Sohae, noroeste da Coreia do Norte, na semana passada.

Imagens captadas por satélite mostraram que o regime da Coreia do Norte está supostamente a reconstruir algumas das estruturas da base o que leva Seul a considerar que está em preparação o lançamento de um satélite a bordo de um foguetão especial.

O lançamento do alegado satélite é apontado como um ensaio encoberto de mísseis intercontinentais para pressionar os Estados Unidos, sobretudo no quadro das recentes negociações inconclusivas entre Washington e Pyongyang que decorreram recentemente na capital do Vietname.

A Coreia do Norte não realiza ensaios com armas de médio e longo alcance desde 2017, mas, segundo Seul, pode estar a mobilizar recursos na base Sohae para pressionar os Estados Unidos a voltar à mesa das negociações e debater o programa nuclear e as sanções impostas a Pyongyang.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório