Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Polícia que matou Corey Jones é o primeiro agente condenado em 30 anos

Há 30 anos que um agente de autoridade não era condenado por uma morte em serviço no estado norte-americano da Flórida.

Polícia que matou Corey Jones é o primeiro agente condenado em 30 anos
Notícias ao Minuto

18:12 - 10/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Florida

O ex-polícia Nouman K. Raja foi considerado culpado de homicídio involuntário por ter alvejado mortalmente um homem, tornando-se no primeiro agente de autoridade a ser condenado por uma morte feita durante o serviço em 30 anos, no estado da Flórida, conforme explica a AP.

Raja, de 41 anos, foi despedido do departamento de polícia de Palm Beach Gardens pouco depois de ter morto Corey Jones [na imagem acima], um condutor afro-americano de 31 anos que estava parado na autoestrada depois de uma avaria.

O incidente aconteceu em 2015 e Raja, que é de ascendência asiática, está em prisão domiciliária desde 2016, altura em que foi acusado de homicídio involuntário e tentativa de homicídio.

Corey Jones, um músico que regressava a casa depois de um atuação, estava a tentar pedir assistência para a avaria no seu carro, na madrugada de 18 de outubro de 2015. Tinha consigo um revólver que comprou legalmente para proteger os instrumentos que transportava, no valor de 10 mil dólares (cerca de 8.900 euros).

O agente Raja, que estava à paisana e num carrinha descaracterizada, aproximou-se do veículo de Jones e, em 13 segundos, disparou seis vezes sobre o músico. A acusação explica que Jones tentou fugir enquanto atirava a arma para o chão, mas foi atingido por três balas.

Os documentos mostrados em tribunal mostraram ainda que o agente ordenou a vítima a pôr as mãos no ar sem se identificar uma única vez.

Raja enfrenta agora uma pena mínima de 25 anos de prisão, que poderá chegar a pena perpétua.

Os familiares de Jones celebraram com abraços logo após o anúncio do veredicto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório