Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Carles Puigdemont anuncia candidatura às eleições europeias

O ex-presidente do governo regional catalão, exilado em Bruxelas após o processo falhado para a autodeterminação da região, é o candidato da lista Junts per Catalunya (JxCat).

Carles Puigdemont anuncia candidatura às eleições europeias
Notícias ao Minuto

15:38 - 10/03/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Espanha

Carles Puigdemont é o cabeça da lista do Junts per Catalunya (JxCat) às eleições europeias, que se realizarão a 26 de maio. O anúncio foi feito este domingo por Elsa Artadi, porta-voz do governo regional catalão, e depois confirmado pelo próprio ex-presidente da Generalitat através do Twitter.

"É altura de dar mais um passo para internacionalizar o direito à autodeterminação da Catalunha desde o coração da Europa para todo o mundo", escreveu Puigdemont.

Sublinhe-se que o ex-líder catalão está exilado em Bruxelas, para onde fugiu em outubro de 2017, depois de encabeçar um referendo sobre a independência proibido pela justiça espanhola.

A 27 de outubro os separatistas catalães proclamaram uma República catalã independente, um processo que foi interrompido no mesmo dia pelo governo central espanhol através da destituição de Carlos Puigdemont e da dissolução do Parlamento catalão.

No dia seguinte, 28 de outubro, Puigdemont saiu de Espanha de carro, antes de poder ser chamado a depor em tribunal.

O julgamento histórico de 12 dirigentes independentistas acusados de envolvimento na tentativa de secessão da Catalunha em outubro de 2017 iniciou-se no mês passado no Tribunal Supremo em Madrid. O megaprocesso deverá demorar três meses, com a sentença a ser conhecida antes das férias de verão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório