Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Casa Branca considera que atual dinâmica é favorável a Guaidó

O conselheiro para a segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, considerou hoje que atual dinâmica na Venezuela permanece favorável ao líder da oposição Juan Guaidó, ao prever novas possíveis adesões de militares.

Casa Branca considera que atual dinâmica é favorável a Guaidó
Notícias ao Minuto

15:08 - 10/03/19 por Lusa

Mundo Venezuela

O Governo de Nicolás Maduro "não procurou deter Guaidó e encerra a Assembleia nacional, da oposição, por uma razão: se Maduro desse essa ordem, não seria cumprida", assegurou Bolton em entrevista à cadeia televisiva ABC News.

"Existem grandes discussões entre os membros da Assembleia Nacional [dirigida por Guaidó] e o exército da Venezuela a propósito do que se poder passar, e como poderão apoiar a oposição", garantiu.

Juan Guaidó regressou na segunda-feira à Venezuela sem ser detido pelas autoridades, e quando Maduro tinha advertido que deveria comparecer perante a justiça por ter desrespeitado a proibição de saída do território.

"Penso que a dinâmica está do lado de Guaidó", acrescentou Bolton.

A Venezuela está fraturada por uma luta pelo poder entre o Presidente bolivariano Nicolás Maduro e o chefe da oposição Juan Guaidó, autoproclamado em janeiro presidente interino e reconhecido por cerca de 50 países, incluindo os Estados Unidos que o apoiam de forma muito consistente.

Os dois rivais reuniram no sábado milhares de apoiantes em Caracas durante manifestações paralelas, e quando o país ainda permanece afetado por uma enorme falha de eletricidade.

"Não desejo nada de mal" a Maduro, declarou ainda John Bolton. "Espero que o seu futuro consista em viver numa praia agradável longe da Venezuela", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório