Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2019
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Num hospital da Califórnia, foi um 'robot' quem deu as piores notícias

Um homem de 78 anos recebeu a notícia de que ia morrer através de um 'robot'. A família, que admite que já temia o pior, critica a forma como a notícia foi dada.

Num hospital da Califórnia, foi um 'robot' quem deu as piores notícias

Foi de forma remota, com um médico a falar através de uma máquina que se movimenta no hospital, que um homem de 78 anos foi informado de que ia morrer. O caso aconteceu num hospital na Califórnia e está a gerar polémica.

Ernest Quintana, o paciente em causa, deu entrada no hospital Kaiser Permanente Medical Center no passado dia 3 de março.

A família sabia que Ernest não tinha hipóteses de sobrevivência. Mas não contava ser informada como foi.

À USA Today, a família explicou que na segunda-feira um 'robot' entrou no quarto para dar as notícias de forma tão fria quanto inesperada. No dia seguinte, a passada terça-feira, Ernest Quintana morreu.

O 'robot' em causa é, em concreto, uma máquina do hospital que circula pelos corredores e que possui um ecrã, onde remotamente surge um médico a falar. 

Annalisia Wilharm, a neta do falecido, conta que o seu avô já tinha dificuldades em ouvir através do ecrã, o que a abrigou a traduzir a generalidade da conversa, desde a informação de que o idoso já não poderia voltar a casa, às doses de morfina que seriam administradas para facilitar as últimas horas de vida do paciente. Para a família, o que está em causa é uma certa frieza por não ter sido um médico presente, de viva voz, a assumir a sempre difícil missão de dar as piores notícias aos familiares do paciente.

Catherine Quintana, filha do paciente, insistiu no que estava em causa: "se nos querem vir dar notícias normais, tudo bem, mas se nos querem dizer que já não há pulmão, e que vamos ter de o colocar em morfina até morrer, isso deve ser feito por um ser humano e não por uma máquina".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório