Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Maduro diz que novo ataque "cibernético" impediu retorno da energia

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou hoje um novo ataque "cibernético" que terá impedido o restabelecimento da eletricidade em todo o país, que está confrontado com um "apagão" há mais de 48 horas.

Maduro diz que novo ataque "cibernético" impediu retorno da energia
Notícias ao Minuto

23:53 - 09/03/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"Hoje, 9 de março, passámos para quase 70% [na recuperação de eletricidade] quando recebemos ao meio-dia outro ataque cibernético visando uma das fontes de energia que funcionava perfeitamente. Isto anulou tudo o que tínhamos conseguido", afirmou Nicolás Maduro, perante milhares de apoiantes reunidos em Caracas.

A Venezuela está mergulhada no caos devido a uma queda de energia que começou na quinta-feira às 17h00 locais (21h00 em Lisboa) e que afeta quase todo o país, embora a corrente tenha retornado parcialmente em alguns bairros de Caracas antes de ser cortada novamente.

De acordo com o Governo venezuelano, a falha de energia foi desencadeada por um primeiro ataque cibernético contra o sistema de controlo da principal hidroelétrica, El Guri, que fornece 80% da eletricidade ao país.

Muitos especialistas atribuem a falha de energia à falta de investimento do Governo de Maduro na manutenção da infraestrutura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório