Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Milhares de sérvios protestam pela 14ª semana contra presidente Vucic

Milhares de pessoas voltaram hoje às ruas de Belgrado, capital da Sérvia, para protestar contra o "autoritarismo" do presidente sérvio, Aleksandar Vucic, na 14.ª manifestação realizada aos sábados no país balcânico com este objetivo.

Milhares de sérvios protestam pela 14ª semana contra presidente Vucic
Notícias ao Minuto

20:41 - 09/03/19 por Lusa

Mundo Manifestação

Branislav Lecic, um conhecido ator e ex-ministro da Cultura, pediu aos manifestantes "persistência" até ao próximo mês de maio, quando terá lugar um novo grande protesto em Belgrado, anunciou, sem adiantar detalhes.

Além disso, Lecic exigiu que as emissoras de televisão nacionais relatassem mais sobre os protestos e o descontentamento dos cidadãos nas ruas.

A multidão reuniu-se hoje diante da estação de televisão pública RTS para protestar contra a sua "parcialidade" a favor das autoridades.

Os manifestantes bloquearam a sede da estação televisiva durante uma hora e colocaram adesivos com a imagem de Vucic e a inscrição "mentiroso" nas portas e janelas do prédio.

Com os protestos aos sábados, os manifestantes exigem que as autoridades esclareçam várias agressões contra pessoas críticas do Governo, exigindo mais liberdade de expressão e democratização e maior pluralismo político.

Os protestos, que começaram em 08 de dezembro e reúnem milhares de pessoas em Belgrado e outras cidades sérvias, são considerados os mais importantes desde que o Partido Progressivo Sérvio (SNS) de Vucic chegou ao poder em 2012.

Nas últimas semanas, e todos os sábados, milhares de pessoas têm desfilado em Belgrado e em outras cidades da Sérvia em protesto contra o que definem como o crescente poder autocrático de Vucic.

Os manifestantes acusam Vucic de mitigar as liberdades democráticas alcançadas no país balcânico, que se envolveu em diversas guerras na década de 1990 na sequência da desagregação da Jugoslávia. O Presidente sérvio tem negado as acusações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório