Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Coreia do Norte reconhece pela primeira vez fracasso da cimeira Kim-Trump

A Coreia do Norte admitiu hoje pela primeira vez, através da agência noticiosa oficial, o fracasso da recente cimeira entre o seu líder Kim Jong-un e o Presidente norte-americano Donald Trump.

Coreia do Norte reconhece pela primeira vez fracasso da cimeira Kim-Trump
Notícias ao Minuto

14:50 - 08/03/19 por Lusa

Mundo Diplomacia

"A opinião pública aqui e no estrangeiro (...) lamenta, acusando os Estados Unidos pela cimeira que foi concluída sem um acordo", escreve em editorial a agência KCNA, que até ao momento não tinha mencionado o falhanço do encontro histórico entre os dois dirigentes de 28 fevereiro, em Hanói.

Donald Trump e Kim Jong-un despediram-se com sem conseguirem chegar a acordo, após uma cimeira consagrada ao complexo dossiê da desnuclearização da península norte-coreana.

O Presidente dos EUA imputou o falhanço do encontro às exigências de Pyongyang que, segundo referiu, exigia o levantamento completo das sanções económicas impostas à República Popular e Democrática da Coreia (RPDC, designação oficial do país).

Na sequência da cimeira, os meios de comunicação norte-coreanos anunciaram simplesmente que Pyongyang e Washington aceitaram prosseguir as suas "produtivas" discussões sobre o dossiê nuclear.

Esta semana, a televisão local difundiu um documentário de 75 minutos sobre a política diplomática de Kim Jong-un face a Donald Trump, mas sem mencionar o falhanço da cimeira de Hanói.

Segundo peritos norte-americanos, a RPDC terminou a reconstrução de uma instalação para o lançamento de mísseis que tinha começado a desmantelar.

No imediato, os Estados Unidos parecem pretender temporizar. Na quinta-feira, interrogado sobre a sua reação, o Presidente norte-americano respondeu de forma evasiva: "Veremos", "vamos dizer-vos dentro de cerca de um ano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório