Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

EUA "dispostos" a retomar "negociações construtivas" com Coreia do Norte

Os Estados Unidos declararam-se hoje "dispostos" a retomar o diálogo com a Coreia do Norte que, segundo especialistas norte-americanos, concluiu a reconstrução de um complexo de lançamento de mísseis que tinha desmantelado em 2018.

EUA "dispostos" a retomar "negociações construtivas" com Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

21:24 - 07/03/19 por Lusa

Mundo Diálogo

"Estamos dispostos a envolver-nos em negociações construtivas com a Coreia do Norte", declarou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Robert Palladino, que se escusou a revelar se houve conversações entre Washington e Pyongyang desde o fracasso da recente cimeira em Hanói entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o dirigente norte-coreano, Kim Jong-un.

Trump considerou hoje "dececionante" que a Coreia do Norte tenha reconstruído a base de testes nucleares que tinha desmantelado no ano passado e previu que "dentro de cerca de um ano" se saberá se os seus esforços de diálogo com Kim darão ou não frutos.

"É dececionante", disse Trump, quando um jornalista lhe perguntou se estava desiludido com o homólogo norte-coreano devido aos novos indícios de atividade nuclear na Coreia do Norte.

"Veremos. Saberemos [o que acontecerá] dentro de cerca de um ano", acrescentou o Presidente norte-americano, que falou à imprensa antes de uma reunião bilateral na Casa Branca com o primeiro-ministro checo, Andrej Babis.

Com base em novas imagens captadas na quarta-feira por satélite, dois grupos de reflexão ('think tanks') sediados em Washington -- o portal da Internet 38north, dependente do centro de investigação Stimson, e o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) - afirmaram hoje que as instalações de lançamento de mísseis de Sohae (ou Tongchang-ri) "regressaram ao seu estatuto operacional normal".

Nessas fotos de satélite hoje divulgadas, é possível ver que na base de Sohae (noroeste da Coreia do Norte) foram reconstruídas estruturas na plataforma de lançamento e no banco de testes vertical para motores de mísseis e que à sua volta se veem gruas, veículos e diversos materiais.

Na véspera, analisando imagens captadas no início de março, ambos os 'think tanks' tinham apontado a existência de um começo de reconstrução, iniciado imediatamente antes ou imediatamente após a cimeira no Vietname, onde Trump e Kim não conseguiram, no final de fevereiro, concluir um acordo sobre o desarmamento nuclear norte-coreano.

Trump já tinha dito na quarta-feira que ficaria "muito, muito desiludido" com Kim se as informações relativas à reconstrução do complexo nuclear viessem a confirmar-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório