Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Família de Francisco Franco recorre da decisão de exumar corpo do ditador

A família do antigo ditador espanhol Francisco Franco vai recorrer junto do Tribunal Supremo contra a decisão do executivo de exumar os seus restos mortais do Vale dos Caídos, arredores de Madrid, segundo transmitiu ao Governo socialista.

Família de Francisco Franco recorre da decisão de exumar corpo do ditador
Notícias ao Minuto

14:14 - 07/03/19 por Lusa

Mundo Espanha

A agência EFE teve acesso a uma carta, enviada pela família ao Governo espanhol, em que os netos de Franco também anunciam que irão pedir, de forma cautelar, a suspensão da transferência do corpo e insistem que apenas poderiam considerar a exumação para a catedral de Almudena (Madrid), possibilidade já rejeitada pelo executivo.

Os familiares advertem que apenas indicarão "um lugar alternativo" para a exumação no caso hipotético de o Supremo Tribunal rejeitar o recurso contencioso-administrativo da decisão tomada pelo executivo em 15 de fevereiro último.

Nesse dia, o Governo espanhol anunciou que iria decidir nos próximos 15 dias onde serão enterrados os restos mortais de Francisco Franco, no caso de a família do ditador não comunicar um local que tenha a sua concordância.

Para o executivo socialista, o corpo do ditador não pode ir para qualquer local onde possa ser "enaltecido ou homenageado".

O Governo reserva-se o direito de dar o seu acordo quanto ao local definitivo para onde serão exumados os restos mortais, no caso de não concordar com a proposta.

O parlamento espanhol aprovou em setembro último a proposta do Governo socialista a autorizar a exumação dos restos mortais do ditador.

O Tribunal Supremo espanhol rejeitou em 17 de dezembro último um pedido da família de Francisco Franco para que o Governo suspenda o processo de exumação do corpo do ditador.

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado, até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório