Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia acusa EUA de preparar sociedade para retomar testes nucleares

A Rússia acusou hoje os EUA de estarem a preparar a opinião pública para o retomar de testes nucleares, que estavam banidos por tratado internacional desde 1996.

Rússia acusa EUA de preparar sociedade para retomar testes nucleares
Notícias ao Minuto

13:39 - 07/03/19 por Lusa

Mundo MNE

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) russo, Maria Zakharova, denunciou hoje "o aparecimento de artigos nos meios de comunicação norte-americanos a defender a necessidade de retomar os testes nucleares nos Estados Unidos".

"A aparição destes artigos evidentemente deve ser vista como a preparação da opinião pública norte-americana para a necessidade inevitável dos testes nucleares, sem os quais a segurança nacional pode ficar ameaçada", explicou Maria Zakharova, numa conferência de Imprensa em Moscovo.

Para a porta-voz do MNE russo, esta estratégia de comunicação ajuda a "compreender os motivos pelos quais os Estados Unidos se negam a ratificar o Tratado de Proibição Completa dos Ensaios Nucleares ('Comprehensive Nuclear Test Ban Treaty' - CTBT)", que data de 1996.

Zakharova questiona mesmo se os EUA terão sempre respeitado os termos do CTBC e diz que a estratégia adotada pelo governo norte-americano "abre as portas para uma nova reviravolta da corrida ao armamento nuclear".

O CTBT é um acordo internacional assinado por 184 países, em 10 de setembro de 1996, que proíbe a realização de testes nucleares.

Atualmente, 28 países ainda não ratificaram o tratado, incluindo potências nucleares como os EUA e a China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório