Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Homicida de Diana Quer enfrenta pena de prisão perpétua

José Enrique Abuín Gey é autor confesso da morte de Diana Quer, uma jovem de 18 anos. Mais tarde, foi apanhado quando tentava fazer o mesmo a outra mulher.

Homicida de Diana Quer enfrenta pena de prisão perpétua
Notícias ao Minuto

23:34 - 06/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

O caso de José Enrique Abuín Gey, conhecido como ‘El Chicle’, irá passar agora para a Audiência Provincial da Corunha, onde será julgada a tentativa de rapto frustrada de uma mulher e o homicídio de Diana Quer.

Conforme escreve o El País, é pedida uma pena de prisão permanente renovável pelo crime contra Diana Quer, de 18 anos de idade. A prisão permanente renovável, em vigor em Espanha desde 2016, é semelhante à pena de prisão perpétua e é utilizado para homicídios com agravantes específicas, como os delitos de natureza sexual. A pena máxima de prisão em Espanha é 40 anos, mas com esta pena essa duração pode ser revista pelo tribunal.

Paralelamente, são pedidos pelo menos 15 anos e dez meses pela tentativa de rapto da mulher de 28 anos, que foi impedida por dois homens, assim como o pagamento de uma indemnização de 15.750 euros.

Recorde-se que Diana Quer, natural de Madrid, desapareceu no dia 22 de agosto de 2016 em A Pobra do Caramiñal, município na província da Corunha. ‘El Chicle’ foi uma das pessoas interrogadas durante a investigação e as autoridades acreditavam ser culpado. No entanto, a sua mulher e os seus cunhados haviam fornecido um álibi. O caso acabaria arquivado em abril de 2017, por falta de provas.

A 25 de dezembro de 2017, ‘El Chicle’ arriscou outro rapto, em Boiro, um município muito próximo da localidade de onde desapareceu Diana Quer. O rapto não foi consumado ao ser interrompido por dois homens e o agressor acabou detido poucos dias depois, tendo a sua mulher retirado, finalmente, o álibi.

‘El Chicle’ tentou justificar que atropelou Diana sem querer mas, após pressão, confessou que a tentou violar e, como não conseguiu acabou por estrangulá-la, atirando depois o corpo para um poço industrial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório