Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Bombardeamento bem sucedido? Imagens satélite desmentem versão indiana

Ataque aéreo a campo de treino jihadista no Paquistão não terá sido tão eficaz quanto assegurou o governo da Índia.

Bombardeamento bem sucedido? Imagens satélite desmentem versão indiana
Notícias ao Minuto

10:50 - 06/03/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Planet Labs

Os últimos dias voltaram a trazer momentos de tensão à região de Caxemira e à já historicamente complicada relação entre o Paquistão e a Índia.

Na origem do recente debate está, entre outros fatores, um bombardeamento levado a cabo pela Índia a um alegado campo de treino jihadista no Paquistão.

O ataque foi levado a cabo a 26 de fevereiro. De então para cá, surgiram versões diferentes por parte das autoridades paquistanesas e indianas. 

A Índia assegurou que tinha conseguido destruir o campo de treino, matando dezenas de militantes no ataque. O Paquistão, que capturou e entretanto já libertou um piloto indiano, certificou por seu turno que a força aérea afastou os aviões indianos.

A Reuters contactou a Planet Labs, uma empresa sediada em São Francisco, que forneceu imagens satélite da suposta infraestrutura que teria sido bombardeada.

As imagens - saliente-se - não mostram nem buracos no topo das estruturas, nem sinais de destroços, de paredes desfeitas ou sequer de árvores tombadas nas redondezas, tudo sinais que poderiam indicar que o bombardeamento teria sido bem sucedido, especialmente tendo em conta o tipo (e quantidade) de explosivos que a Índia revelou ter usado no ataque,

Esta imagem satélite revelada pela Reuters foi captada a 4 de março, cerca de uma semana após o ataque. Até agora nenhuma imagem de alta resolução da zona alvo tinham sido divulgadas.

A mesma Reuters explica que, uma outra imagem satélite, esta captada em abril de 2018, não revela praticamente diferença nenhuma visível em reação à que foi captada já após o ataque.

Contactadas pela mesma agência noticiosa, nenhuma entidade do governo indiano respondeu às questões sobre o que a imagem satélite revela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório